Ads Top

"Em Família": Durante visita de Luiza e Laerte, Helena se irrita e dá piti

Em familia

Nos próximos capítulos de "Em Família", o tão esperado jantar de Luiza (Bruna Marquezine),Laerte (Gabriel Braga Nunes)Helena (Julia Lemmertz) e Virgílio (Humberto Martins) vai ser regado a muitas discussões e trocas de farpas. A mãe da estudante chega a dar um piti tamanha irritação em ter o flautista em sua casa.

Na cena, Virgílio recebe o casal para um jantar no qual Laerte vai pedir a mão de Luiza em casamento. O músico agradece o escultor por ter permitido a visita, mas ele fala: "Nunca deixarei de receber a minha filha. Assim como qualquer pessoa que venha com ela". A tensão continua e o filho de Selma (Ana Beatriz Nogueira) elogia as esculturas e faz um convite: "Aproveito a oportunidade para perguntar se você não estaria a fim de dar uma aula prática de artesanato lá no nosso galpão? Tenho certeza que muita gente vai se interessa". Direto, Virgílio responde: "Não, obrigado".
Eles continuam tentando conversar na sala, tomando uísque, enquanto Luiza se dirige para o quarto de Helena. As duas começam a converar e a estudante percebe que a mãe mudou muita coisa de lugar.

Veja diálogo:

Helena - Às vezes, eu acho que viver é guardar coisas. Boas e ruins. Bonitas e feias.
Luiza - Estou achando você tão triste, mãe, que tenho vontade de chorar.
Helena - Não faça isso. Não estou triste. Mas também não estou alegre. Apenas... caí na real, como se costuma dizer. Mais nada. Eu lhe peço que não fique me examinando, me julgando, tentando adivinhar o que está acontecendo comigo. Já estive pior. Melhorei bastante.

A leiloeira afirma que ela precisa ir para a sala, mas Luiza agradece o vestido de noiva.

Helena - Não acho que você deva usar. Mandei apenas como uma advertência. Uma última tentativa de te acordar. Mandei para que você olhe o vestido de vez em quando e se lembre da minha história e das minhas palavras, sem precisar ouvir a minha voz perguntando: não te falei? Não te disse que isso ia acontecer?
Luiza - Não me vê sendo feliz um único dia, mãe? Pra você eu não tenho a menos chance de me dar bem? Em nenhum momento passa pela sua cabeça que pode estar errada? Que mães também erram? Que eu não tenho obrigatoriamente que seguir o mesmo caminho que você seguiu? Nem de ter o mesmo destino que o seu? Ou você, no fundo do seu coração, deseja que eu seja mesmo infeliz para que você diga: eu sabia! Eu falei!
Helena - Não sou capaz de desejar mal a você pelo muito que te amo. Apesar de tudo.
Luiza - Mãe: papai saiu de casa, pensei que nem voltaria, mas voltou. Vocês estão bem, se deram uma nova chance. Aproveita, mãe. Aproveita para ser feliz.
Helena - Você acha mesmo que está em condições de me ensinar como ser feliz?

Virgílio aparece e pede para que as duas sigam para a sala para não deixar Laerte sozinho.



Clima esquenta e Helena dá piti

Ao chegar na sala, Laerte vê Helena e começa a falar: "Sabemos que o nosso casamento não tem a aprovação de vocês". Ela comenta: "Da família toda". O músico não se intimida: "Mesmo sabendo disso, achei que devia vir e participar de maneira oficial que estamos providenciando o nosso casamento. Não vim com a esperança de conseguir a aprovação, mas ficarei muito feliz se isso acontecer".

Helena começa um discusso, mas Virgílio interrompe: "Espera Helena. Deixa que eu conduza essa conversa. Acho que posso falar por nós dois". Ela mostra seu desconforto: "Acho que sim. Mas certamente usaríamos palavras e tons diferentes. Não temos a mesma tolerância". Logo depois, Laerte continua falando do casamento até que Vírgilio comenta: "Estão agora cumprindo uma formalidade. Veja bem: você não tem que nos pedir nada. Já falamos sobre isso. Ela, a nossa filha, que mesmo não tendo a obrigação de pedir, pois é maior de idade, tem o dever de nos consultar, de saber a nossa opinião sobre esse passo que pretende dar". Helena completa: "E nós temos o direito de dizer o que pensamos".

Luiza, que apenas escutava a conversa, se irrita e dispara: "Você parece não entender, mãe. Ou não querer entender. Nós já sabíamos que seria essa a sua opinião, mas mesmo assim viemos. E foi o Laerte que fez questão de vir. Mais do que eu".

Tecnologia do Blogger.